Geometria Sagrada

“A geometria é gealmente incluída na disciplina da matemática, todavia, a matemática numérica, na verdade, derivou da geometria, que possui um ordem muito mais fundamental do que a mera manipulação de números, que é criação do homem.”

A geometria surgiu da relação do homem com as formas da natureza. Nas sociedades mais antigas, possuía um caráter representativo e simbólico nas suas figuras mais essenciais – o quadrado, o círculo e o triângulo -, sendo utilizados como base para a criação de objetos (incluindo aí templos e moradas), de forma a possibilitar uma relação mais harmoniosa entre este e o homem. Entende-se por “geometria sagrada” a geometria como expressão divina. No entanto, essa expressão transcende a questão religiosa, como explica Nigel Pennick:

“Os princípios norteadores da geometria sagrada transcendem as considerações religiosas sectárias. (…) A aplicação universal dos princípios idênticos da geometria sagrada em lugares separados no tempo, no espaço e por crenças diferentes atesta a sua natureza transcedental. Assim, a geometria sagrada foi aplicada nos templos pagãos do Sol, nos relicários de Isis, nos tabernáculos de Jeová, nos santuários de Marduk, nos santuários erigidos em honra dos santos cristãos, nas mesquitas islâmicas e nos mausoléus reais e sagrados. Em todos os casos, uma cadeia de princípios imutáveis conecta essas estruturas sagradas.” (PENNICK, Nigel. Geometria Sagrada, Ed. Pensamento / p. 9)

Entende-se então a geometria sagrada como uma forma de construção que busca as raízes da criação divina, aproximando o objeto artificial das estruturas naturais – partindo do princípio que estas se relacionam com os seres humanos de uma forma mais harmoniosa. Assim como aparecem repetitivamente na cultura de sociedades antigas como os maias, egípcios e gregos, as figuras geométricas se fazem presente no inconsciente humano, como imagens espontâneas/arquetípicas, ocorrendo em desenhos, pinturas e outras atividades de expressão humana.

Uma resposta

  1. Olá! artesimbolo@artesimbolo.com.br

    Gostaria de receber informações – cursos sobre GEOMETRIA SAGRADA islámica, indiana e chinesa.

    Grato
    enky

    novembro 8, 2009 às 10:17 am

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s